COMUNICADO: PLANO DE CEDÊNCIA DE ALOJAMENTO LOCAL A PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Caros Associados,

A ALEP tem estado a acompanhar de perto e agradece a onda de solidariedade que se gerou entrou os titulares de AL para disponibilizarem os seus alojamentos a profissionais de saúde que estejam envolvidos no combate ao Covid-19.

Neste momento, estamos a trabalhar conjuntamente com o Grupo Alojamento Local – Esclarecimentos que lançou este repto, na criação de um Plano de Cedência para garantirmos uma gestão responsável, eficaz e segura de todo este processo, e com a DGS- Direção Geral de Saúde, Ordens Profissionais e restantes entidades públicas para a formalização de protocolos que assegurem o respeito por todas as orientações de prevenção e controlo de infeção divulgadas pela DGS, em especial porque os grupos envolvidos nesta iniciativa são considerados de alto risco, exigindo medidas de higienização e prevenção específicas.

Sabemos que situações extremas exigem medidas extremas, mas estamos a lidar com uma pandemia e as condições de segurança e higiene têm de ser rigorosamente acauteladas para proteção de todos.
Nesse sentido, sugerimos a todos os Associados e Titulares de AL que por uma questão de segurança, aguardem mais uns dias antes de disponibilizarem os vossos alojamentos, até termos um programa validado pelas entidades oficiais da área da Saúde e das restantes entidades. Nesta altura, teremos condições de abrir o projeto a todos os titulares, grupos ou entidades que queiram colaborar e ajudar a promover a iniciativa.

Encontramo-nos também a delinear um modelo de condições de cedência, de modo a assegurarmos um mecanismo de cobertura dos custos básicos dos titulares de AL (água, eletricidade, gás, internet/TV), bem como as necessidades de serviços de limpeza e tratamento de roupa profissional do AL conforme constam na Orientação 008 de 10/03/2020 da DGS.

Comunicaremos a evolução da situação assim que tivermos mais novidades.

Obrigado pelo vosso apoio e incrível manifestação de solidariedade que é motivo de orgulho para o nosso setor.