Conheça o Seguro de Responsabilidade Civil da ALEP: ZURICH
3 pontos essenciais sobre o
seguro de responsabilidade civil de
Alojamento Local
Tem dúvidas sobre o Seguro de Responsabilidade Civil de Alojamento Local?
Leia os 3 pontos abaixo!
O seguro exigido aos responsáveis pela atividade de prestação de serviços de alojamento nos AL é um seguro de responsabilidade civil extracontratual que garanta os danos patrimoniais e não patrimoniais causados a hóspedes e a terceiros decorrentes da atividade de prestação de serviços de alojamento, com o capital mínimo de 75.000 Euros por sinistro.
ATENÇÃO! O Seguro de Responsabilidade Civil não cobre:
IMPORTANTE! Se não tiver seguro válido, o SEU REGISTO DE AL É CANCELADO!
A legislação em vigor (DL 76/2024) estabelece que o Seguro de Responsabilidade Civil passa a ser um critério essencial para a manutenção do registo de alojamento local. Essa medida visa não apenas garantir a cobertura de eventuais danos causados a terceiros, mas também servir como um instrumento de controle sobre os estabelecimentos ativos.
Anteriormente, a legislação exigia o seguro apenas no momento do registo do alojamento local. No entanto, não havia a obrigação de comprovar a sua validade nos anos subsequentes.
Com as novas regras, essa dinâmica foi alterada:
O seguro continua obrigatório, mas agora deve ser atualizado periodicamente no sistema (plataforma nacional da AMA para o alojamento local).
O titular do alojamento local deve inserir a apólice de seguro e a data de validade sempre que houver renovação da cobertura.
A atualização deve ser feita no Balcão do Empreendedor (eGOV.pt), o mesmo portal utilizado para o registo da atividade.
Dessa forma, as Câmaras Municipais poderão consultar automaticamente a situação do seguro de qualquer alojamento local através do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL). Sempre que um registo for consultado, será possível verificar se o seguro foi entregue e qual é a sua validade.
Com o novo regime legal, a fiscalização sobre a regularidade do seguro passa a ser de responsabilidade dos municípios, que poderão verificar essa informação sempre que julgarem necessário. Caso seja identificado que um alojamento local não possui seguro válido, o titular será notificado e terá um prazo de três dias úteis para apresentar o comprovativo.
ALERTA! Se o documento não for enviado dentro desse prazo, o registo poderá ser cancelado.
A exigência de regularização em três dias úteis pode parecer um prazo reduzido, mas essa obrigação se aplica apenas aos estabelecimentos que ainda não tenham inserido a apólice no sistema. Aqueles que já tenham feito o upload do documento não serão notificados, pois as Câmaras Municipais terão acesso automático aos dados do seguro.
SEGURO ZURICH
Fizemos um acordo de apólice de grupo com a Zurich, uma das mais prestigiadas seguradoras internacionais e oferecemos condições execionais:
OFERTA DE SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL
Na quota anual da ALEP está incluída a oferta do seguro obrigatório de responsabilidade civil* para um alojamento.
*O seguro exigido aos responsáveis pela atividade de prestação de serviços de alojamento nos AL é um seguro de responsabilidade civil extracontratual que garanta os danos patrimoniais e não patrimoniais causados a hóspedes e a terceiros decorrentes da atividade de prestação de serviços de alojamento, com o capital mínimo de 75.000 Euros por sinistro.
O NOSSO SEGURO COBRE AS ÁREAS COMUNS
Apesar de não ser obrigatório por lei, o seguro da ALEP cobre danos provocados pelos hóspedes nas áreas comuns do prédio
ex: hall, elevadores
SEGUROS ADICIONAIS AO VALOR MAIS COMPETITIVO DO MERCADO
POR APENAS 39 EUROS PODE ADICIONAR UM NOVO AL AO SEGURO
Válido para moradias, apartamentos, quartos até 3 quartos.
Se tiver uma Guest House, B&B ou Hostel pode adicioná-las também à quota e receber um seguro de RC do AL, mas o valor é de 59 € por alojamento neste caso.
SEGURO DE ASSISTÊNCIA
O Seguro oferece também condições especiais para Serviços de assistência:
- Assistência médica ao hóspede (deslocação de médico, entrega de medicamentos, linha de apoio médico)
- Assistência ao alojamento (pequenas reparações, avarias torneiras e rede elétrica, fechaduras, linha de apoio)
TODOS OS DETALHES:
CONDIÇÕES GERAIS SEGURO ZURICH
Conheça as Condições Gerais do Seguro de Responsabilidade Civil de Alojamento Local da Zurich.
CONDIÇÕES DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA
Conheça as Condições do Serviço de Assistência (Assistência médica ao hóspede e Assistência ao alojamento)
Connosco, o seu AL está sempre em conformidade.
Ao associar-se à ALEP garantimos que estará sempre a par das suas obrigações, além de lhe oferecermos as ferramentas de que necessita para estar sempre em conformidade com a legislação em vigor.
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