A NOVA OBRIGAÇÃO DE SUBMISSÃO DO  SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DO ALOJAMENTO LOCAL

 O seguro de responsabilidade civil do AL sempre foi obrigatório, mas com nova legislação (DL76/2024), desde março de 2025, todos os alojamentos locais têm de submeter os dados do seguro na plataforma Gov.pt e a sua validade ficará visível no site do RNAL. O seguro passa assim a ser a forma de controle por parte das câmaras dos AL ativos e inativos. 

 

 

 

QUAL É A CONSEQUÊNCIA DO NÃO CUMPRIMENTO DESTA OBRIGAÇÃO?

 

Não submeter esta obrigação pode levar à perda do registo do seu AL. 

O processo de submissão do seguro está na fase final.

 Em breve, as Câmaras Municipais vão começar a enviar notificação de cancelamento dos registos de AL que não submeterem o seguro.  

 

 E, caso o titular do AL, não responda em 3 dias, o registo do AL pode ser cancelado imediatamente. 

 

PRINCIPAIS QUESTÕES SOBRE O SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DE ALOJAMENTO LOCAL

 

1. O que é o Seguro de Responsabilidade Civil de Alojamento Local? 

A legislação em vigor estabelece que o Seguro de Responsabilidade Civil de AL é uma obrigação de todos os estabelecimentos de AL para cobrir danos patrimoniais e não patrimoniais  causados aos hóspedes e aos vizinhos, decorrentes da atividade de prestação de serviços de alojamento

Este seguro é específico para a atividade de AL.

 

Este seguro está definido por lei e está limitado a danos a hóspedes e vizinhos. Assim, não abrange outras coberturas como furto ou roubo de objetos do hóspede, ou do próprio AL ou danos no próprio AL por parte dos hóspedes como fazem os seguros providenciados pelas plataformas como o aircover da Airbnb. 

Nenhum destes seguros confunde-se ou substitui o seguro de responsabilidade civil do AL.

 

Quanto ao seguro Multirisco tradicional da casa também não se confunde nem substitui o seguro de responsabilidade civil da atividade do AL. Porém, há alguns poucos seguros multirisco específicos para casas registadas como  alojamento local que incluem uma cobertura extra de responsabilidade civil do AL que é opcional e tem um custo adicional.

 

Tenha muito cuidado em garantir que contrata um seguro de responsabilidade civil do AL que cumpre os requisitos da lei do alojamento local. Clarifique sempre com o seu mediador de seguros o com a seguradora, de preferência por escrito,  que está a contratar efetivamente um seguro de responsabilidade civil do AL que cumpre a lei.   

 

IMPORTANTE! É apenas sobre o seguro de responsabilidade civil do alojamento local que recai esta nova obrigação de submissão na plataforma do governo

2. E o seguro contra incêndios?

É obrigatório ter um seguro contra incêndio para imóveis em frações autónomas em edifícios em propriedade horizontal ( vulgo, apartamentos). 

Importante ! Não tem obrigação, nem deve submeter o seguro contra incêndios no portal Gov.Pt , nem entregá-lo na Câmara Municipal.

Deve ter em sua posse a apólice do seguro contra incêndios para o caso da Câmara Municipal vir a pedir em sede de fiscalização ou vistoria e neste caso terá que comprovar que possui este seguro.

 

3. O que acontece se não submeter o seguro de responsabilidade civil na plataforma?

A fiscalização do cumprimento desta obrigação de submissão do seguro de responsabilidade civil do AL é dos municípios, que têm forma de verificar, através do RNAL ou do seu sistema interna, se esta obrigação está a ser cumprida e se o seguro está dentro da validade.

 

 ALERTA!  Caso seja identificado que um alojamento local não possui seguro submetido na Plataforma Gov.pt ou que o mesmo não está dentro da validade, A Câmara Municipal pode notificar o titular desta falta e este terá um prazo de três dias úteis para submeter o seguro na plataforma e cumprir a obrigação.

Se o seguro não for submetido dentro desse prazo, o registo poderá ser cancelado.

 

Este risco de cancelamento é particularmente importante nos municípios onde há regulamentos com áreas de Contenção ou Suspensão (Ex. Lisboa, Porto, Mafra, Ericeira ou Nazaré), pois pode não conseguir registar novamente o seu AL caso o mesmo seja cancelado. Como há vários municípios em fase de elaboração de Regulamento Municipal é aconselhado cumprir o quanto antes a obrigação de submissão do seguro na plataforma do governo e estar sempre atento a data de caducidade do mesmo para efetuar uma nova submissão sempre que o mesmo for renovado.

 

 

 

AINDA TEM DÚVIDAS E É ASSOCIADO DA ALEP?

 

Preparámos  um vídeo passo-a-passso  que pode ver na área reservada do LOCALL para garantir que submete corretamente o seu seguro! Aceda também à gravação dos nossos webinars sobre este assunto e onde respondemos em detalhe  às principais dúvidas.


 

WEBINAR: SAIBA COMO SUBMETER O SEGURO SEM ERROS PARA EVITAR O CANCELAMENTO DO SEU REGISTO DE AL

WEBINAR GRATUITO 

Pela importância do tema, a ALEP- Associação do Alojamento Local em Portugal  está a organizar uma última série de Webinars gratuitos e abertos a Não Associados, de caráter prático e com a duração de 30 minutos para explicar como submeter corretamente o seu seguro para garantir que não perde o seu registo de Alojamento Local

➡️ Escolha abaixo a data pretendida para assistir ao webinar e clique no link respetivo para se inscrever:

22 MAIO - 17h-17h30
23 MAIO - 10h-10h30
26 MAIO - 13h30-14h00

CAMPANHA PRIMAVERA POR TEMPO LIMITADO!

Quer ter a certeza que não falha esta obrigação ou outras?

Associe-se à ALEP.

RECEBA JÁ 1 SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PARA UM AL COM A SUA ADESÃO!

 

E descubra tudo o que temos ainda para oferecer aos nossos Associados:

 

  • Seguros extra ao preço + competitivo do mercado ( a partir 39 €)

  • Livro de Informações em 4 línguas

  • Curso online "Nova legislação do AL"

  • Acesso à Linha de Apoio técnico da ALEP

e muito mais vantagens!

 

 

SAIBA MAIS AQUI

© Copyrights by ALEP- Associação do Alojamento Local em Portugal. All Rights Reserved.

{:lang_general_banner_cookie_disclaimer}
{:lang_general_banner_cookie_cookie} {:lang_general_banner_kartra_cookie}
{:lang_general_banner_cookie_privacy}
{:lang_general_powered_by} KARTRA