P R O M O Ç Ã O
Saiba como anunciar e posicionar o seu Alojamento Local
SABE ONDE TEM DE AFIXAR A SUA PLACA? E O QUE DEVE CONTER O SEU ANÚNCIO DE ALOJAMENTO LOCAL?
Sabia que há regras específicas que tem de seguir nos anúncios de divulgação e promoção do seu Alojamento Local?
E conhece as alterações introduzidas às placas identificativas pela Portaria nº 262/2020?
Assista ao vídeo de Helena Raimundo, diretora da ALEP e esclareça as suas dúvidas sobre o tipo de placa que o seu AL deve ter e o que deve conter o seu anúncio de promoção.
Não se esqueça que toda a publicidade, documentação comercial e o merchandising dos estabelecimentos de AL devem indicar o respetivo nome ou logótipo e número de registo.
Todos os AL, com a exceção dos estabelecimentos registados na modalidade Moradia, devem afixar a placa identificativa homologada na porta principal do estabelecimento.
Com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 262/2020, de 6 de novembro, os estabelecimentos de AL nas modalidades de quartos, apartamentos e estabelecimentos de hospedagem devem dispor de placa identificativa junto à entrada do estabelecimento.
Uma das alterações pela Portaria e que foi uma proposta da ALEP , diz respeito à possibilidade de fixar em alternativa à tradicional placa identificativa de AL de 20cmx 20 cm e apenas no interior dos prédios, uma versão de tamanho bem mais reduzido (10cmX10cm), eventualmente sem necessidade de fixação por parafusos.
Além de ser uma melhor solução em termos estéticos, ajuda a evitar conflitos com o condomínio.
Em suma:
ESPECIAL: SUSTENTABILIDADE NO ALOJAMENTO LOCAL
Porque deve começar a adotar e promover Boas Práticas de Sustentabilidade no seu AL
Com a entrada em vigor da Portaria nº 262/2020, foram definidas novas regras para os estabelecimentos de alojamento Local (AL).
O conjunto de condições de sustentabilidade que os estabelecimentos de ALdevem adotar e privilegiar estão em linha com as políticas de sustentabilidade da Estratégia Turismo 2027.
A sustentabilidade no Turismo é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência por todos o setor e à escala mundial.
Mas, o que significa na prática?
Um turismo sustentável deve fazer um uso adequado dos recursos ambientais, respeitar a autenticidade socio-cultural das comunidades e assegurar que as atividades económicas sejam viáveis a longo prazo.
Requer ainda a participação informada dos stakeholders, a monitorização constante do seu impactos, mantendo um elevado nível de satisfação dos turistas e dos hóspedes do Alojamento Local.
Em suma, turismo sustentável significa que tem em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades, bem como os seus impactes ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro.
A portaria nº 262/2020não exige ainda o cumprimento destas medidas, apenas que os estabelecimentos de AL as adotem e privilegiem, ou seja, como um conjunto de boas práticas expectáveis do nosso sector.
Nesse sentido, os estabelecimentos de AL devem privilegiar as seguintes condições de sustentabilidade ambiental:
CONHEÇA O PLANO TURISMO + SUSTENTÁVEL 20-23
>> Veja o vídeo do Turismo de Portugal: e obtenha mais informação aqui
O Plano Turismo + Sustentável 2020-2023 é o referencial estratégico, participativo e dinâmico, alargado e criativo, através do qual o Turismo de Portugal assume a responsabilidade de mobilizar os agentes e a sociedade para a promoção da sustentabilidade no Turismo em Portugal.
A nível nacional, a visão da Estratégia Turismo 2027 assenta na afirmação do “Turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”.
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